Pular para o conteúdo

O que é contabilidade?

Definição de Contabilidade

Contabilidade é o registro de transações financeiras, além de armazenar, classificar, recuperar, resumir e apresentar os resultados em vários relatórios e análises. A contabilidade também é um campo de estudo e profissão dedicado à realização dessas tarefas.

Exemplos de contabilidade financeira

Uma parte da contabilidade se concentra em apresentar as informações financeiras na forma de demonstrações financeiras de uso geral ( balanço patrimonial , demonstração de resultados etc.) que são distribuídas a pessoas de fora da empresa. Esses relatórios externos devem ser preparados de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos.

Exemplos de contabilidade gerencial

Outra parte se concentra em fornecer à gerência da empresa as informações necessárias para manter os negócios financeiramente saudáveis. Embora algumas das informações venham de transações registradas, muitas das análises e relatórios incluem valores estimados e projetados com base em várias premissas. Geralmente, essas informações não são distribuídas a pessoas fora da administração da empresa. Alguns exemplos dessas informações são orçamentos, padrões para controle de operações e estimativa de preços de venda ao cotar preços para novos trabalhos.

Outros exemplos

contabilidade

Alguns dos muitos outros exemplos incluem:

  • Assessoria em sistemas contábeis
  • Planejamento, assessoria e relatórios de imposto de renda
  • Auditar as demonstrações financeiras de empresas e outras organizações
  • Fornecendo conselhos gerais de negócios
  • Planejamento financeiro para indivíduos

O que são princípios

o que é contabilidade
Aperte na imagem e descubra agora!
Três significados vêm à mente quando você pergunta sobre os princípios

  1. Princípios de contabilidade era frequentemente o título do curso introdutório de contabilidade. Também era comum o livro usado no curso ser intitulado.
  2. Os princípios contábeis também podem se referir aos princípios básicos ou fundamentais e princípio do custo , princípio da correspondência , princípio da divulgação completa , princípio do reconhecimento de receita, premissa de continuidade operacional, premissa de entidade econômica e assim por diante. Nesse contexto, os princípios contábeis se referem aos conceitos subjacentes gerais que orientam os contadores na preparação das demonstrações financeiras.
  3. Princípios contábeis também podem significar princípios contábeis geralmente aceitos  . Nesse contexto, os princípios contábeis incluem os princípios contábeis básicos subjacentes e os pronunciamentos contábeis. Esses pronunciamentos oficiais são as regras ou padrões detalhados para tópicos específicos.

Qual é a diferença entre contabilidade financeira e gerencial?

o que é contabilidade

Definição de Contabilidade Financeira

A contabilidade financeira concentra-se nas demonstrações financeiras que são distribuídas aos acionistas, credores, analistas financeiros e outros fora de uma corporação ou outra organização. Devido aos muitos usuários, as demonstrações financeiras devem obedecer aos princípios contábeis geralmente aceitos.

Definição de Contabilidade Gerencial

Focada em auxiliar a gerência na operação da empresa. Isso incluirá a análise dos custos de uma empresa, assistência nas decisões financeiras, planejamento de lucros, cálculo de pontos de equilíbrio, orçamento de capital e cálculo dos custos dos produtos existentes para avaliar o estoque da empresa e determinar o custo dos produtos vendidos (ambos para ser usado nas demonstrações financeiras).

Para saber sobre curso de contabilidade Clique Aqui 

Deixe uma resposta