Dicas de Como Melhorar a Saúde das Articulações

Aqui estão quatro dicas fáceis de como melhorar a saúde das articulações e fazer com que você faça tudo o que gosta :

como melhorar a saúde das articulações

1. Seja fisicamente ativo todos os dias.

Mover-se todos os dias é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter suas articulações saudáveis. Como diz o ditado, “use-o ou perca-o”.

Ser ativo todos os dias mantém os músculos ao redor das articulações fortes e funcionando da maneira que deveriam. 

Se você não estiver ativo no momento, comece devagar e mencione pelo menos 10 minutos de  atividade física moderadamente intensa por dia, 5 dias por semana. 

Seu objetivo a longo prazo deve ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Tente ser consistente com seu exercício, em vez de economizar tempo e ser um “guerreiro de fim de semana”.

 Fazer muito de uma só vez pode resultar em exageros e realmente pode causar danos às articulações.

Além disso, considere dar um passeio fora para garantir que você receba sua dose diária de vitamina D. A vitamina D  é uma vitamina lipossolúvel que desempenha vários papéis importantes em nosso corpo. 

Ajuda-nos a absorver o cálcio, o que ajuda no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes. Sem vitamina D suficiente, os ossos podem se tornar finos e quebradiços, aumentando o risco de osteoporose e fraturas.

Pesquisas  sugerem que a deficiência de vitamina D é bastante comum entre indivíduos com problemas nas articulações, como artrite reumatóide e osteoartrite. 

De fato, um  estudo descobriu que pessoas com artrite reumatóide com níveis sanguíneos adequados de vitamina D tinham menos dificuldade em realizar tarefas diárias quando comparadas a indivíduos com deficiência de vitamina D.

 Então, tome sua dose diária de vitamina D hoje, expondo sua pele à luz do sol enquanto é fisicamente ativo.

2. Faça uma dieta saudável.

Os pesquisadores ainda estão estudando a dieta ideal para a saúde das articulações e ainda precisam identificar uma “melhor dieta” em particular.

 Comer uma dieta equilibrada que contenha grãos integrais, laticínios com pouca gordura, carnes magras e muitos legumes e frutas, pode ajudar a fornecer uma variedade de nutrientes para uma boa saúde geral.

Alguns especialistas recomendam incorporar os seguintes alimentos para a saúde das articulações em sua dieta:

  • Coma 3-4 onças de  peixe rico em ácidos graxos ômega-3  duas vezes por semana. As fontes de peixes ricas em ômega-3 incluem salmão, atum, sardinha, cavala e arenque. Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras poliinsaturadas que seu corpo não produz por si só; portanto, você deve consumi-los nos alimentos. Existem três tipos de ômega-3, mas o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico) encontrados em peixes gordurosos foram os mais estudados. Estudos descobriram que uma dieta  rica em peixes  tem sido associada a um menor risco de certas condições articulares, como a artrite reumatóide.
  • Procure comer 9 ou mais porções de  legumes e frutas  todos os dias. Os antioxidantes nas frutas e vegetais podem ajudar a manter as articulações saudáveis. Brócolis, espinafre, couve, laranjas, cerejas, mirtilos e limão são ótimas opções! Lembre-se, quanto mais colorido o vegetal ou a fruta, mais antioxidantes ele conterá.
  • Escolha grãos integrais. Pães integrais, cereais e massas contêm selênio, e estudos sugerem que os níveis de selênio podem ser baixos em algumas pessoas com artrite reumatóide.
  • Beber água! A água é a chave para juntas bem lubrificadas. Todas as células do corpo, do cérebro ao músculo e à cartilagem, funcionam melhor quando adequadamente hidratadas. Uma maneira simples de aumentar a ingestão de água é beber um copo alto de água a cada hora durante o dia.

3. Mantenha um peso saudável.

De acordo com a Arthritis Foundation, mesmo com apenas 10 libras de excesso de peso, você pode exercer um peso extra de  30 a 60 libras de pressão  nas articulações! 

Uma perda de peso modesta (5 a 10% do seu peso corporal), alcançada por uma dieta saudável e por se tornar mais ativa fisicamente, pode melhorar sua saúde das articulações, aliviando a dor e melhorando a função das articulações.

4. Adicione uma pitada de açafrão à sua vida.

Comer uma dieta saudável é bom para nós; no entanto, há pesquisas sugerindo que certos suplementos podem apoiar a saúde das articulações, aliviando a dor e a rigidez das articulações.

Também podem contribuir para o reparo da cartilagem. Considere adicionar os seguintes suplementos à sua rotina diária saudável.

Aqui está uma receita fácil para um saboroso salmão de açafrão assado no forno

Ingredientes:

  • 1 lb de salmão, cortado em 4 pedaços
  • 4 colheres de chá de açafrão
  • 2 1/2 colheres de chá de cominho
  • Azeite
  • Sal e pimenta
  • Salsa para decorar

Instruções:

  1. Pré-aqueça o forno a 450 graus F.
  2. Misture açafrão e cominho na tigela. Depois de misturado, esfregue no salmão.
  3. Tempere o salmão com sal e pimenta.
  4. Coloque o salmão, com a pele virada para baixo, em uma assadeira antiaderente ou em uma panela antiaderente com uma alça à prova de forno.
  5. Asse até que o salmão esteja cozido, cerca de 12 a 15 minutos.

saúde das articulações


Articulações fortes e flexíveis são essenciais para quase todas as atividades diárias que você realiza. Se você está indo para uma caminhada, colocando um livro em uma prateleira, acenando com a cabeça sim ou se levantando de uma cadeira, você depende de suas articulações! 

Trate bem as articulações com uma dieta saudável, exercitando-se diariamente, mantendo um peso saudável e adicionando um pouco de açafrão à sua rotina diária!

Para saber mais sobre como melhorar as articulações clique aqui

Deixe uma resposta