Como Desenhar Personagens de Animes

como desenhar animes

Aprenda a desenhar personagens de mangá manualmente com essas dicas.

Como Desenhar Personagens de Animes, Aprender a desenhar animes não é tarefa fácil. Tem um estilo muito distinto e, às vezes, pode ser difícil começar sem o conhecimento dos princípios básicos.

 Mesmo se você ler muitos quadrinhos de mangá, poderá achar difícil descobrir as diferenças sutis que tornam cada um de seus artistas favoritos únicos e, portanto, achar um desafio desenvolver seu próprio estilo de desenho de mangá.

A artista Mina Petrovic, mais conhecida como Mistiqarts no YouTube, simplificou as coisas para você, com essas dicas claras e concisas sobre como desenhar personagens de mangá, como esse Chapeleiro Maluco. 

O canal tutorial de Petrovic possui mais de 140.000 assinantes e ela também escreveu o livro de desenho de mangá Manga Crash Course – para que você esteja em boas mãos.

Como desenhar um rosto de animes

como desenhar animes profissional

Obter a proporção correta das características faciais é essencial. “A distância entre os olhos é a parte mais importante – sempre abra espaço suficiente para encaixar um terceiro olho entre eles”, diz Petrovic. Ela sugere que, se você quiser imitar o estilo mostrado aqui, mantenha o tamanho da narina o mínimo possível, tanto em homens quanto em mulheres. 

Claro, existem várias maneiras diferentes de desenhar olhos de mangá. No vídeo acima, Petrovic percorre oito técnicas diferentes que você pode explorar.

Mantenha as linhas suaves

A arte da linha representa metade do estilo – com linhas finas e suaves como a principal característica visual”, revela Petrovic. Se seus esboços iniciais não forem tão legais, tente este truque: Petrovic usa uma mesa de luz para rastrear seus esboços e criar linhas suaves e ousadas.

Agora é hora de adicionar alguns detalhes. Petrovic sugere prestar atenção especial às roupas de seu personagem e usar os detalhes para dar pistas sobre sua personalidade. 

Quando os contornos estiverem completos, adicione um pouco de sombreamento em preto – esta é a parte final do lineart, diz Petrovic. Ela usa preto sólido para grandes áreas de sombra escura (geralmente atrás do personagem) e linhas finas (veja a imagem abaixo) para sombras mais sutis.

“As texturas são simplificadas, na forma de linhas paralelas, também parte do trabalho da linha”, diz Petrovic.

Adicione um pouco de cor

Vamos seguir como colorir mangá. Você não precisa preencher cada centímetro de papel, diz Petrovic. “Algumas áreas são cobertas de cores apenas nas partes sombreadas, por exemplo, pele clara”, explica ela. Certifique-se de usar pelo menos dois tons de cada cor, em áreas de bloco, para imitar a aparência de ‘célula sombreada’ do anime.

Outra parte superior é deixar uma borda fina e sem cor em torno de roupas e sapatos de couro ou em qualquer lugar onde a luz caia.

Ao deixar de fora áreas brancas no meio de uma forma de tecido dobrado, você obtém uma sensação suave e acetinada”, diz Petrovic. “É um truque para economizar cor e obter um efeito legal”. 

Toques finais para sua arte dos animes

O passo final para aprender a desenhar personagens de mangá é adicionar detalhes intrincados: “Até os menores detalhes precisam de uma decoração cuidadosa”, aconselha Petrovic. “Ao fazer um padrão na roupa, verifique se o padrão segue a forma do corpo do personagem.”

E, finalmente, os contornos brancos podem fazer toda a diferença, marcando todos os objetos e partes do personagem que estão mais próximos do observador.”

Para obter mais informações sobre animes, incluindo dicas e truques, além de tutoriais completos, consulte o título Como Desenhar Animes Profissional

Deixe uma resposta